- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


domingo, 3 de julho de 2011

ALEGRIA DE VIVER

A vida é um poema de beleza, cujos versos são constituídos de propostas de luz, escritas na partitura da natureza, que lhe exalta a presença em toda parte. Em conseqüência, a oportunidade da existência física constitui um quadro à parte de encantamento e conquistas, mediante cuja aprendizagem o espírito se aformoseia e alcança os paramos da realidade. Em todo lugar há sol e harmonia convidando à paz e à participação no seu conjunto feliz. Somente a criatura humana, porém, apresenta-se triste, assinalada pelas urzes morais que carrega das atitudes e ações transatas, dos compromissos mal vivenciados, das realizações desastrosas, transferindo de uma para outra etapa o que poderá lograr de uma vez, caso se resolva pela solução das dificuldades de dentro para fora, a contributo de esforço bem direcionado.

A alegria, pois, de viver, deve ser parte ativa do programa de construção pessoal da criatura inteligente. Fruir toda a magia existente no painel universal, retirando as maravilhosas concessões de completude que pairam ao alcance de todo aquele que deseja elevar-se, livre de tormentos e de amarras com o passado.

O destino da criatura é a liberdade, para onde segue com os olhos postos no futuro. Ser livre significa não depender, optando pelo que lhe constitui emulação para a vitória; não ter passado nem inquietar-se pelo futuro, vivendo amplamente o presente em transportes de paz e alegria.

À medida que se amadurece psicologicamente, a alegria de viver constitui uma razão poderosa para o prosseguimento da atividade de iluminação. Tal alegria certamente não impede os episódios de reflexão pela dor, de ansiedade pelo amor, de espera pela saúde, de presença da enfermidade, de angústia momentânea, de inquietação diante do que esteja ocorrendo. Esses fenômenos, que fazem parte do curso existencial, não eliminam a alegria, antes dão-lhe motivo de presença, porque a cada desafio segue uma vitória; após cada testemunho advém uma conquista; a cada empreendimento de dor se apresenta um novo patamar de equilíbrio, fazendo que a alegria seja constante e motivadora para a produção de novos valores.

A alegria proporciona ao cérebro maior contribuição de enzimas especiais, encarregadas de produzir saúde, facultando o riso, que é um estimulante poderoso para a fabricação de imunoglobulina salivar, portadora de fatores imunizantes, que propiciam o constante equilíbrio orgânico, evitando a invasão de vários vírus e bactérias perniciosos.

Quando se ri, estimulam-se preciosos músculos faciais e gerais, eliminando-se toxinas prejudiciais acumuladas, que terminam por intoxicar o indivíduo. Rir é uma forma de expressar alegria, sem que a gargalhada estrídula, nervosa, descontrolada, tome parte na sua exteriorização.

Risoterapia, hoje, significa um recurso precioso para evitar determinadas contaminações, mas também para auxiliar no restabelecimento de patologias graves, principalmente as infecciosas mutiladoras, as degenerativas da máquina orgânica e vários distúrbios nas áreas emocional e psíquica.

O autoconhecimento revela ao ser as suas possibilidades e limitações, abrindo-lhe espaços para a renovação e conquista de novos horizontes de saúde e plenificação, sem consciência de culpa, sem estigmas.

Por isso, a psiconeuroimunologia vem demonstrar que o estado de saúde pode ser conseguido pelo próprio indivíduo que se resolve renovar e crer em si mesmo, nas suas imensas reservas de energias, no valor das suas conquistas. Perfeitamente compatíveis com a Lei de Causa de Efeito, as realizações positivas eliminam ou diminuem o peso das negativas e prejudiciais.

A criatura humana é o seu psiquismo. Conforme ele atua, assim se apresentam as manifestações do mundo do eu e do self.

O pensamento, portanto, bem construído, age no mecanismo do sistema nervoso, no cérebro, e estes, conjugados, produzem enzimas protetoras que tornam imune o organismo a muitas invasões de agentes destrutivos, propiciando saúde.

A alegria de viver é convite para uma existência rica de produções morais, espirituais, artísticas, culturais, estéticas e nobres.

A fatalidade existencial deixa de ser viver bem, que é uma das metas humanas, para bem viver, que é uma conquista pessoal intransferível, especial, que jamais se altera ou se perde, fomentando felicidade e trabalhando pela paz que todos almejam.

Do livro: VIDA: DESAFIOS E SOLUÇÕES
DIVALDO P. FRANCO/JOANNA DE ÂNGELIS

8 comentários:

Dona Sandrix Arteira disse...

Denise
Obrigada pelas gentis palavras.Adorei teu blog,já sou seguidora.O texto "ALEGRIA DE VIVER" do irmão Divaldo fala-nos ao coração e nos incentiva a uma vida "rica de produções morais,espirituais,artísticas,culturais,estéticas e nobres",é pura luz e paz.
Sandra

Maria Alice Cerqueira disse...

Minha querida Amiga
obrigada pelo carinho e atenção.
Tente o seguinte
Coloque meu nome completo
Maria Alice Cerqueira
http://www.mariaalicecerqueira.com/ ou http://mariaalicecerqueira.blogspot.com
depois me fale se deu certo Abraço amigo e muito obrigada
Maria Alice

Alma Aprendiz disse...

Olá amiga!
Que saudadessssssss
Que texto maravilhoso!de muitas verdades e uma grande lição!
Adorei!
Beijosssssssssss

ValériaC disse...

Que lindas palavras de Joanna de Angelis.
A alegria de viver só traz benéficos a quem sente, ao ambiente, às pessoas que nos cercam.
Cultivar a alegria é divino.
Tenha uma abençoada semana Denise...beijos
Valéria

Jeanne Geyer disse...

Este livro é maravilhoso, e a Joanna de Ângelis um espirito iluminado e sábio.
Beijos :)

espaço esplendoroso disse...

Olá.
Uma ótima leitura. A alegria é fundamental em nossa vida, ela dá um sentido maior para nosos dias. desejo a você uma semana cheia de alegrias. Bjs.

Maria Alice Cerqueira disse...

Bom dia amiga voce consegui votar?
No lado esquerdo voce coloca o seu nome e abaixo o seu e-mail. do lado direito voce coloca o nome da minha poesia e em baixo voce coloca o link do seu blog.
tenha um lindo dia
obrigada
Maria Alice

Lu Almeida Imoto disse...

É supreendente! Quando estou "meio tristinha", um "espírita" sempre entra no meu blog e incita-me a ler algo de que preciso...
Surpreendente! Obrigada sempre!
Linda mensagem!