- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


segunda-feira, 4 de julho de 2011

COMPROMISSO VERDADEIRO

               Nosso mais urgente compromisso é com a nossa harmonia interior – paz de espírito.
                A única forma que temos para auxiliar alguém, de modo efetivo e apropriado, é mantermos equilíbrio no ato de ajuda, ou seja, estabilidade mental, emocional e espiritual.
                A crença inadequada chamada amor salvacionista e o impulso desmedido de querer resolver desesperadamente os problemas alheios são o início da nossa perda de equilíbrio. Antes de auxiliar os outros, precisamos primeiro aprender a tomar conta de nós.
                Se estamos com o coração e a mente sobrecarregados, somos ineficazes para prestar uma real assistência. Sem serenidade de alma, somos míopes espirituais.
                A cegueira íntima não nos permite ver com clareza os limites da verdadeira ajuda. Muitas vezes, invadimos a individualidade alheia, impedindo que as criaturas façam suas próprias escolhas, esquecidos de que a decisão delas diante das dificuldades é proporcional ao seu grau de compreensão.
                Ninguém deve escolher ou decidir por ninguém.                                                                           
                Por desconhecermos o caminho de aprendizado que Deus reservou para cada um, é que subestimamos a capacidade dos outros de solucionar as suas dificuldades. Devemos respeitar a alteridade – que faz parte da diversidade natural da condição humana – não apenas em nós mas neles também.
                Nas práticas do bem comum. O mais importante não é curar, e sim ensinar o doente a conviver com a enfermidade até a sua autocura.
                Nosso verdadeiro compromisso é com nossa serenidade íntima. A partir dela, será possível ver tudo com nitidez e realizar com moderação.
                A paz de espírito nos leva à virtude de permanecer na medida exata, proporcionando-nos uma coletânea de idéias e pensamentos que nos facilitam encontrar soluções harmoniosas para os conflitos interiores e, por conseqüência, para os exteriores.


UM MODO DE ENTENDER, UMA NOVA FORMA DE VIVER
Francisco do Espírito Santo Neto – Espírito Hammed    



Um comentário:

Pensamentos de Amor e Caridade disse...

Querida Denise, como sempre, um texto muito pertinente.
De fato, buscamos tanto a prática de caridade para com o próximo como forma de redenção, que esquecemos de cuidar de nosso próprio equilíbrio e com isto acabamos que não conseguimos auxiliar o próximo como devemos, chegando às vezes até a prejudicá-los, seja não respeitando suas individualidades, seja transmitindo as energias negativas de nosso desequilíbrio ou pior sugando, mesmo inconscientemente, as energias boas de nosso próximo e inúmeras outras coisas. Portanto, para cuidar do próximo, precisamos cuidar também de nós mesmos.
Muita paz.