- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MÁGOAS

               A mágoa pode surgir por muitos motivos, entre os quais:

  • Rompimento afetivo
  • Maledicência sobre a vida sexual de alguém
  • Preconceito determinado por idade e trabalho
  • Ingratidão dos filhos
  • Abandono de amizades queridas
  • Traição amorosa
  • Discriminação social
  • Exclusão motivada por raça, cor e credo religioso.
                Aliás, ninguém consegue viver sem nunca se magoar com alguém ou com certas ocorrências.
Na realidade, a mágoa é uma das muitas emoções humanas. Só não se emocionam os corpos inanimados, visto que as emoções nas criaturas vivas revelam a importância que elas dão a si mesmas, aos outros e aos acontecimentos. Se nada nos importasse, nunca teríamos mágoa, mas isso é impossível – a importância que damos a tudo que existe mede o grau de sentimento que possuímos por algo ou por alguém.
Aconselhar uma pessoa ofendida a imediatamente esquecer, não se magoando com a ofensa, seria o mesmo que pedir-lhe que agisse como se a agressão nunca tivesse acontecido.
Pode ser uma idéia equivocada a de nunca se magoar e sempre esquecer, pois a não aceitação de uma emoção real resulta no seu deslocamento para coisas fora do mundo interior – o fato desagradável fica focalizado no exterior, e a verdadeira causa da emoção permanece no escuro. Essa postura comportamental recebe o nome de ocultação dos sentimentos ou repressão.
Conseguiremos trabalhar melhor nossas mágoas não as reprimindo nem as intensificando, e sim desprendendo-nos, desligando-nos, ou melhor, colocando-nos a certa distância mental/emocional dos fatos ocorridos e das pessoas que neles se envolveram.
No entanto, isso não significa que devemos nos afastar hostil e friamente, viver alienados e impermeáveis aos problemas ou nos  deixar de importar com tudo o que aconteceu, mas que podemos viver mais tranqüilos e menos transtornados para analisar e, por conseqüência, concluir que as situações e os acontecimentos que nos cercam são reflexos ou criações materializadas dos nossos pensamentos e convicções.
Acreditamos que, ao fazer o proposto distanciamento psicológico, teremos sempre mais possibilidades para perceber o processo interno que há por trás de toda mágoa.
Admita a mágoa, não viva com emoções recalcadas, porque quem assim vive transita cotidianamente em constante irritabilidade, sem saber de onde veio, para onde vai e quanto tempo vai ficar.
Não intensifique, não  reviva fatos doloridos, não transporte-os do passado para o presente.
Não se magoar é impossível, mas perpetuar ou ignorar o fato desagradável pode ser  comparado ao comportamento do escorpião que, quando enraivecido, inocula veneno em si mesmo com o próprio ferrão.
Perdoar não significa apenas esquecer as mágoas ou mesmo fechar os olhos para as ofensas alheias. Perdoar é desenvolver um sentimento profundo de compreensão e aceitação dos sentimentos humanos, por saber que nós e os outros ainda estamos distantes do agir corretamente.


Do livro: UM MODO DE ENTENDER, UMA NOVA FORMA DE VIVER          
Francisco do Espírito Santo Neto – Espírito Hammed                                                   

Glitter Symbols - ImageChef.com

4 comentários:

Sandra Portugal disse...

Como ser magoado dói! Como é ruim magoar alguém! Nossa, disse tudo!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Valéria disse...

Oi Denise!

As mágoas pelas quais passamos muitas vezes nos marcam e mesmo que guardá-las nos causem muito mal e até imperrem nosso crescimento como pessoas, elas teimam, aliás teimamos em trazê-las à tona. São elas que nos fazem perder o brilho do viver, infelizmente.

Beijinhos e um fds de paz!

Isa Martins disse...

Oi Denise, muito bom o texto, e realmente as pessoas se magoam com facilidade, mas isso aocntece pelo fato de esperar demais dos outros, o que ocasiona decepções.
Quando aprendemos a não ser magoáveis e ofendíveis vivemos mais em paz, aceitando as limitações de cada um, pois não podemos exigir dos outros o que eles não podem dar.
Ninguém ofende ou magoa ninguém, são nossos egos que não aceitam as coisas como são, aí reagem na forma de mágoas.
Todos nós a partir do entendimento podemos nos livrar desses sentimentos, basta apenas mudar nossas crenças, esse é o verdadeiro caminho para a paz e libertação.
Respondi ao seu comentário lá no blog.
Beijos e um fim de semana com muita paz e harmonia pra ti!

Lucinha disse...

Este texto me fez refletir... Eu tento de todas as formas me "desconectar" das pessoas que me magoam e/ou magoaram. Este é um teste de paciência.

Obrigada por este texto!

Obrigada tb por ter comentado no blog. Lá eu te respondi que penso exatamente como vc.

Um grande beijo e ótimo começo de semana.
Fique com DEUS :)