- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O SIGNIFICADO EXISTENCIAL II


            Quando são colocados os ideais na busca do ser profundo, em vez do tormento das aquisições materiais, algumas, sem dúvida, necessárias para uma existência harmônica, pacífica, a existência física adquire real significado, porquanto as questões secundárias, atendidas com o respeito que merecem, não perturbam o esforço para a real iluminação.
            Por mais distantes pareçam as metas profissionais, culturais, sociais, econômicas, quando são alcançadas, após as alegrias iniciais, facultam frustração e ampliam o quadro de outras ambições que se caracterizam por perturbadora ansiedade de alcançar novos patamares, transferindo-se dos níveis conseguidos para outros absurdos. Tornam-se equivalentes à água do mar, que ao ser sorvida não aplaca a sede, dando lugar a mais necessidade em razão de ser salobra.
            Para que o indivíduo descubra o significado existencial que lhe diz respeito, é indispensável que se permita a reflexão, o hábito saudável da concentração e da prece, criando condições propiciatórias à viagem interior, onde se encontram registrados os prejuízos e as conquistas morais da longa viagem evolutiva.
            O espírito que se é tem a destinação do infinito, porquanto a sua jornada evolutiva nunca cessa, alcançando sempre estágios de realizações morais cada vez mais compensadoras e atraentes. Semelha-se ao conhecimento que se torna mais rico de interrogações, quanto mais se penetram os segredos que se ocultam em todas as coisas.
            O indivíduo ignorante contenta-se com os fenômenos fisiológicos, tais como a alimentação, o repouso, o sexo, sem as aspirações que tipificam as inteligências lúcidas e os sentimentos bem cuidados.
            O sentido psicológico do ser existencial é o desbravar das paisagens por enquanto inacessíveis da sua realidade espiritual, estabelecendo programas de comportamento para melhor entender-se, superando as más inclinações que remanescem de reencarnações passadas.


(continua)

Do livro: Entrega-te a Deus
Divaldo Pereira Franco/Joanna de Ângelis

Glitter Symbols - ImageChef.com

2 comentários:

Roselia Bezerra disse...

QUERIDA
Superar-se para bem viver nesta vida almejando o que há de vir de melhor... na outra...
Bjm de paz

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Foi muito bom, vir aqui hoje, Denise.
Fiquei "leve", após a leitura.
Deixo meu abraço.
Lúcia