- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


sábado, 8 de outubro de 2011

O SIGNIFICADO EXISTENCIAL III

            Todo processo de crescimento intelecto-moral pode ser comparado a um parto natural, apresentando dores, mesmo quando tudo transcorre da melhor maneira possível. A mudança de uma para outra conduta relevante gera momentâneo sofrimento logo sucedido por imensa alegria de identificação com a vida.
            Enquanto alguém se compraz com o já conseguido, cessa de evoluir e de aprimorar-se, contentando-se com o pouco adquirido que o leva inevitavelmente ao tédio, à perda do sentido existencial.
            Não seja de estranhar que pessoas aparentemente triunfadoras recorram às drogas ou evitem o contato social, após os enormes esforços para chegarem aos índices elevados da bajulação das massas e dos respectivos fãs. Evitam-nos, cercando-se de guarda-costas, de equipes bem treinadas de hábeis funcionários que despistam os seus adoradores de momento, porquanto, ao se suporem no auge, não poucas vezes são substituídos por outros mais extravagantes e poderosos, tombando no abandono. Quando isso ocorre afligem-se e buscam recuperar os antigos bajuladores, utilizando-se das técnicas vigentes de mercado, que já não funcionam, derrapando na melancolia, no ressentimento, na decadência dourada uns ou na miséria econômica e moral outros.
            O significado existencial promove os valores íntimos da alegria de viver, facultando contínuas motivações para permanecer nos ideais abraçados, sem queixas nem lamentações, sem desencantos nem arroubos infantis.
            Consciente da própria responsabilidade, o indivíduo compreende que todas as circunstâncias com que se depara fazem parte do programa a que se encontra vinculado, sabendo administrar as boas como aquelas que parecem afligentes.

Do livro: Entrega-te a Deus
Divaldo Pereira Franco/Joanna de Ângelis

Glitter Symbols - ImageChef.com

Nenhum comentário: