- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


sexta-feira, 5 de abril de 2013

EVOLUÇÃO DA ALMA ANIMAL

Sendo irracionais, como explicar o carinho e o respeito que certos animais demonstram para com os ditos racionais?
Ser racional significa conhecer a razão. Agir com racionalidade significa agir de forma pensada e estudada. Irracional é todo aquele que não sabe o que é a razão e somente é dirigido por seus instintos.
O ser irracional não pensa e age cegamente, obedecendo aos apelos do corpo, que quer satisfazer-se e se proteger das adversidades do mundo de modo automático. É aquele que, por não pensar e não planejar, não premedita nenhuma ação e quando age, o faz por impulso de modo previsível e conhecido, pois a mesma ação se repete de modo padronizado na espécie em questão. Quando vemos algum animal agindo de modo elaborado e não de maneira impulsiva e previsível, significa que ele está agindo de modo inteligente e racional. Há alguns anos, os cientistas depararam com um casal de corvos que demonstraram uma inteligência surpreendente. A fêmea construiu um instrumento metálico em forma de anzol para alcançar um pedaço de carne com o qual iria se alimentar. O que impulsionou esse animal a construir o artefato foi uma necessidade instintiva, mas a elaboração do instrumento exigiu um planejamento e uma visão mental prevista daquilo que construiria; foi produto da sua racionalidade.
Há o caso de um cão sem dono que, sendo tratado por um médico que curou sua perna fraturada, depois de curado voltou para as ruas. Após um ano, ele retornou ao mesmo médico trazendo outro que também tinha a perna fraturada e provavelmente esperava que o amigo fosse tratado como ele fora um ano antes. Que instinto é esse? Na verdade não é instinto, e sim um sentimento de solidariedade que está relacionado à racionalidade. Um cão foi capaz de ligar para o serviço de emergência quando sua dona teve um mal que acometeu o seu coração. Esta atitude salvou-a e o cão certamente não agiu de modo automático por ação instintiva.
Por outro lado encontramos na imprensa sensacionalista notícia de pessoas que matam outra para tirar seus bens ou por terem sido traídas pelo cônjuge infiel. Estas ações são tipicamente instintiva. Quem é irracional e quem é racional?

Fonte: A Espiritualidade dos Animais – Marcel Benedeti


x_3c9af347

Um comentário:

Anônimo disse...

MARAVIHOSO,DENISE!


ANIMAIS,MUITOS,SÃO ESPÍRITOS MAIS ELEVADOS DO QUE A MAIORIA DOS HOMENS.

CONVIVO COM UM CÃOZINHO QUE ME AMA COMO NINGUÉM E ME DEFENDE DE TUDO.FICA TRISTE OU ALEGRE COMIGO.DIVIDE.É SOLIDÁRIO.


AMO SEUS POSTS,AMIGA.

DEUS A ABENÇOE.

BEIJOS ,LINDO FIM DE SEMANA DE PAZ PROFUNDA.


DONETZKA