- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -

- * - * - * - * - * - * - * - * - * - * -
Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

CONHEÇA O ESPIRITISMO - blog de divulgação da doutrina espírita


quarta-feira, 25 de junho de 2014

TRANSFORMAÇÃO PELA FORÇA DAS IDEIAS I

                Fim do ciclo evolutivo, crise ética sem precedentes, subversão da ordem social, indiferença aos valores da vida: este é o momento para que o espiritismo se firme na sociedade como importante alternativa de mudanças sérias e profundas. Doutrina coesa, fundamentada em princípios naturais, o espiritismo propõe uma visão de homem e de mundo jamais cogitada com a mesma amplitude, racionalidade e clareza por nenhuma outra filosofia ou religião. Daí a importância para os espíritas em utilizar um modelo próprio para disseminar esse conhecimento.
                Não se pode perder de vista, nunca, a unidade doutrinária do espiritismo, contudo, devido a interpretações transitórias, a doutrina é aplicada no Brasil e fora dele, das maneiras mais diversas. Já que é assim, e isso parece ser uma consequência natural e incontornável da heterogeneidade humana, o sensato será procurar a coerência e a fidelidade, minimamente, como um fim a se atingir na conduta individual e na divulgação do ideal espírita, preservando a unidade original de princípios, toda desenhada na obra de Allan Kardec e apresentá-la ao mundo como ela é, sem repetir os erros do movimento cristão no passado.
                Revolução nas ideias – O diferencial do espiritismo está precisamente no seu conteúdo de revelação e elaboração que nenhuma outra doutrina tem. A explicação espírita da vida, do mundo, de Deus, é clara, objetiva e extremamente pedagógica, como eram os ensinos de Jesus eu o homem complicou a não poder mais através do tempo. Jesus conviveu no meio do povo, mas não cedeu nos seus princípios, em momento algum. Não adaptou seus ensinos só para ser agradável ao poder dominante nem para ser aceito pelas correntes religiosas superadas que veio transformar.
                O espiritismo surgiu para inspirar a transformação da humanidade. Além de tornar acessíveis os ensinos de Jesus, descortinou o mundo dos espíritos. A descoberta do mundo dos invisíveis... é mais que uma descoberta, é uma revolução nas ideias, disse Allan Kardec em O que é o espiritismo. Quando esse conhecimento estiver disseminado largamente proporcionará desdobramentos incalculáveis para o progresso geral. Não há, por enquanto, nada mais completo do que isso para mudar o estado de coisas no mundo atual. Os espíritas não podem abrir mão do legado que receberam do gênio de Allan Kardec e da operosidade dos espíritos superiores fazendo concessões puramente emocionais, sob quaisquer pretextos, e com isso perdendo a identidade de movimento restaurador e renovador, acabando por torná-lo, em alguns aspectos, parecido com correntes religiosas que prendem o homem a invés de libertá-lo.
(continua)
 Cláudio Bueno da Silva
 Fonte: Jornal Espiritismo Estudado – março/2014
imagem: institutoendeavor.wordpress.com

Nenhum comentário: